Degeneração Macular Relacionada à Idade ou DMRI é uma doença degenerativa que envolve a parte mais central da nossa retina, chamada de mácula.
A mácula é uma pequena área da retina , mas a principal, sendo responsável pela percepção dos detalhes da nossa visão. Quando ela se “envelhece” , aí temos a Degeneração Macular. Existem várias causas que podem provocar esta degeneração; um destes motivos é o avanço da idade. Pessoas com mais de 50 anos são mais susceptíveis a apresentar os sintomas da Degeneração Macular.
O “desgaste” natural da retina, provocado pelo envelhecimento natural das células é um dos sintomas mais aparentes, pacientes que apresentam visão embaçada, dificuldade para focalizar objetos, manchas no centro da visão, linhas onduladas e dificuldade para diferenciar as cores precisam consultar um oftalmologista especialista em retina no Hospital de São João del Rei
Esta doença degenerativa é a maior responsável pelos casos de cegueira irreversível entre pessoas acima dos 50 anos de idade. Ela acomete de 6 a 10% das pessoas entre 65 – 74 anos e de 19 a 30% das pessoas com idade acima de 75 anos. Estudos indicam que existam 2 milhões de novos casos por ano no Brasil.
Após o paciente relatar os sintomas é preciso realizar alguns exames de DMRI, somente o oftalmologista do Hospital de Olhos de São João del Rei poderá lhe dizer qual tipo de degeneração acomete sua retina.
Existem dois tipos de DMRI: a forma atrófica (chamada também de DMRI Seca) e a forma exsudativa (chamada também de DMRI Úmida).
DMRI Seca:
É mais comum, sendo responsável por pelo menos 90% dos casos da doença degenerativa. Neste tipo, existe uma perda progressiva e lenta das células da retina e do epitélio que suporta essas células nervosas da retina, causando perda progressiva da visão central, por exemplo visão para leitura .
DMRI Úmida ou Exsudativa:
Apesar de mais rara, é também mais severa. A causa da baixa visual pela DMRI Úmida está no crescimento de novos vasos sanguíneos ,ruins, por baixo da retina, que costumam vazar ,sangue e líquidos , danificando os fotorreceptores e consequentemente baixando a visão de forma rápida e severa . A grande maioria das ocorrências de perda total de visão associadas à DMRI (cerca de 90%) são provocadas pela forma úmida da doença. Portanto comprometem somente 20 % dos pacientes com DMRI , mas é a causa da grande maioria dos casos de cegueira .
A importância das consultas regulares ao oftalmologista poderá lhe ajudar no Tratamento de Degeneração Macular Relacionada à Idade, quanto antes o diagnóstico – melhores as chances de regeneração da mácula
Sem o tratamento da DMRI Úmida os pacientes podem perder a visão em curto prazo!
A DMRI nos olhos é tratável já passou por várias fases, incluindo fotocoagulação a laser, remoção cirúrgica da neovascularização, translocação macular, terapia fotodinâmica (TFD) com verteporfina (Visudyne) e, atualmente, a terapia intravítrea de anti angiogênicos. Mas o tratamento mais adequado, sem dúvidas, é indicado Pelo oftalmologista do HOSJ.
Agende sua consulta no Hospital de Olhos de São João del Rei e saiba de todos os detalhes da Degeneração Macular Relacionada à Idade.
© hosj.com.br. All Rights Reserved.
Designed by C Meneghin