Erros Refracionais

Para que possamos ver com nitidez, é necessário que a imagem dos objetos seja formada na retina dos nossos olhos. Nesta situação ideal, chamada de emetropia, dizemos que o foco da imagem está exatamente sobre a retina (ou na retina).

Na vida real, contudo, o olho humano apresenta imperfeições chamadas de erros refracionais. Os erros refracionais, por sua vez, dificultam a formação de uma imagem perfeitamente focalizada na retina. Assim, quando existe um erro refracional, a imagem se forma um pouco antes ou depois da retina, fazendo com que tal imagem não seja muito nítida. Na verdade, a imagem será tanto mais borrada, quanto maior for o erro refracional, o que pode ser medido em dioptrias, também conhecidas, simplesmente, como “o grau dos óculos”, na linguagem popular.

Existem vários tipos de erros refracionais, mas podemos didaticamente dividi-los nos seguintes grupos:
• Astgmatismo
• Hipermetropia
• Miopia
• Presbiopia

De um modo geral, os erros refracionais podem ser compensados através de três formas distintas, quais sejam:
1) Uso de óculos
2) Uso de lentes de contato
3) Com cirurgias refrativas

O uso de óculos ou de lentes de contato são alternativas para compensar os erros refracionais, a fim de melhorar a visão dos pacientes. Contudo, nem os óculos, nem as lentes de contato são capazes de eliminar (curar) os erros refracionais. Felizmente, com o progresso da ciência, diversas técnicas de cirurgias refrativas foram desenvolvidas para corrigir os erros refracionais, possibilitando o restabelecimento de uma boa qualidade de visão sem a necessidade de uso de óculos ou com menor necessidade de óculos. Assim, como existem diversos tipos de erros refracionais, existem também diferentes técnicas de cirurgias refrativas, cada qual com suas peculiaridades.



ASTGMATISMO

No astigmatismo, a imagem não possui um foco único, ficando espalhada ao longo de um determinado percurso. Assim, o foco da imagem se espalha, podendo estar parcialmente (ou totalmente) antes ou após a retina. Em razão disso, pacientes com astigmatismo apresentam dificuldades na visão (visão borrada) tanto para longe como para perto. O astigmatismo é decorrente de assimetrias nas curvaturas da córnea e do cristalino, e pode ser compensado com lentes tóricas (com óculos ou lentes de contato) ou corrigido através de cirurgias refrativas.



HIPERMETROPIA

Na hipermetropia, a imagem se forma depois da retina (ou atrás da retina, em outras palavras). Pacientes hipermétropes costumam apresentar dificuldade na visão para perto (visão borrada), embora possam ter boa visão para longe. Isto ocorre porque o olho humano apresenta um mecanismo chamado acomodação, o qual nos permite compensar pequenos graus de hipermetropia. Contudo, se a hipermetropia for mais acentuada, poderá haver prejuízo tanto na visão para perto, como para longe. A hipermetropia pode ser decorrente do tamanho do olho (olho mais curto do que o normal) ou por alterações nas curvaturas da córnea ou do cristalino (córneas pouco curvas, por exemplo). A hipermetropia pode ser compensada com lentes convergentes (com óculos ou lentes de contato) ou corrigida através de cirurgias refrativas.



MIOPIA

Na miopia, a imagem se forma antes da retina (ou na frente da retina, em outras palavras). Em razão disto, pacientes míopes apresentam dificuldade na visão para longe (visão borrada), embora possam ter boa visão para perto. A miopia pode ser decorrente do tamanho do olho (olho mais comprido do que o normal) ou por alterações nas curvaturas da córnea ou do cristalino (córneas muito curvas, por exemplo). A miopia pode ser compensada com lentes divergentes (com óculos ou lentes de contato) ou corrigida através de cirurgias refrativas.



PRESBIOPIA

A presbiopia ou "vista cansada" é uma condição natural associada ao envelhecimento, em que o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos. Com visão normal a imagem deve formar-se na retina, por sua vez, no olho com presbiopia a imagem forma-se atrás da retina, provocando problemas de visão ao perto (ver mal objetos próximos). Esta anomalia é um tipo de erro refrativo. Agora que já sabe o que é presbiopia, vejamos de seguida a origem da palavra e as suas causas, para vermos mais tarde como corrigir este erro refrativo.

Contato

Entre em contato conosco. Nossa equipe esta à disposição para tirar suas dúvidas.

R. José Carlos das Neves, 60 Vila Marchetti, São João del Rei - MG

sac@hosj.com.br

(32) 3371-7829

(32) 98883-7829

Nos siga nas redes sociais

© hosj.com.br. All Rights Reserved.

Designed by C Meneghin